sexta-feira, 21 de abril de 2017

O MUNDO SERIA MELHOR SE TODOS TIVÉSSEMOS LIBERDADE TOTAL? 

O que seria de você se eu não respeitasse suas dificuldades e limitações? 
O que seria de mim se você não respeitasse minhas limitações e dificuldades? 
Onde ficaria a subjetividade dos indivíduos se todos nós tivéssemos total liberdade de expressão e modos de agir? 
O que seria liberdade pra você? 
O que seria liberdade para mim? 
Sabemos que para alcançarmos a tal liberdade é preciso seguir um ideal o qual é pessoal e imperativo. O que é certo pra você, o que você acredita e luta por isso é uma forma de liberdade. Mas será que o seu ideal é o mesmo que o meu? A liberdade que eu almejo é a mesma que a sua? 
Existem várias formas de liberdade como à de expressão, a de se vestir, a de se agir, a de se exercitar, entre outras, então qual seria a minha conduta se todos tivessem a mesma liberdade? Porém, e se a liberdade que eu queira seja bem diferente da liberdade que você almeja? 
Na corrente filosófica do tecnicismo sabemos que a forma de pensar do outro não é considerada, então como ter liberdade em uma filosofia que se baseia em atos contínuos e repetitivos? 
O que faríamos então do higienismo se todos tivéssemos  total liberdade?  O que seria das boas maneiras e os bons costumes se todos  possuímos  liberdade total?   de ressaltar que se este pensamento nos convence dos bons hábitos para vivermos em constante harmonia e saúde pública, por que então teríamos total liberdade? 
Sabemos que LIBERDADE  é algo buscado a séculos, seja ela em qual pensamento, em qual filosofia, em qual sociedade a ser seguida. O que não podemos esquecer é que em um  pensamento desenvolvimentista onde a industrialização e o crescimento econômico  são objetivos principais, a de se pensar que a liberdade não existe, pois o capitalismo nos prende a uma máquina de alienamento, onde pequenas liberdades se tornam enormes prisões.

Karina Tófano Côgo e Marjory Povegliano

Um comentário:

  1. Não, iria ser uma terra sem lei. Onde todos poderiam fazer o que bem entendessem e no momento e local que quisessem. Só iria dificultar as coisas, ia virar uma bagunça maior do que a que existe atualmente. Se hoje as pessoas fazem coisas sabendo que seu ato pode ter consequências negativas e mesmo assim fazem, imagina se fossem livres? Podendo fazer de tudo e não sofrer nenhuma punição.
    Hiago Nascimento Moraes

    ResponderExcluir