sábado, 1 de abril de 2017

Há conhecimento falso?
O conhecimento e a busca por ele é o que rege a vida das pessoas, mesmo que esse não seja o foco central, nós estamos a todo o momento criando novos conhecimentos e aprendendo sobre coisas diversas. Mas será que todo conhecimento é certo? Essa pergunta poderia ser respondida rapidamente com um não seguindo a logica e o exemplo da religião, onde cada pessoa acredita nos dogmas da religião que segue e os consideram verdades absolutas. Mas se religiões diferentes trazem conhecimentos diferentes, como todos serão verdadeiros? Não podemos dizer que os conhecimentos trazidos por essas estejam errados se fazem bem para a pessoa que os segue e não prejudica ninguém, mas será que seguir dogmas é um caminho que nos traga mais conhecimento? Pois se já achamos a verdade, pra quê procurar mais? Acreditamos que isso, traga ao ser humano certa acomodação (e isso não se restringe apenas ao campo da religião). Mas ao mesmo passo que não devemos tomar tudo como verdade, se não acreditarmos em nada que nos é passado, como teremos conhecimento? Devemos sempre duvidar e buscar mais de uma resposta ou ponto de vista, para que assim não nos prendamos a dogmas nem sejamos tão céticos e nos aproximemos da verdade.
Luana Beatriz e Joyson Messias 

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com meus colegas, porém religião é uma coisa que gera muita polêmica em relação ao certo e ao errado. Muitas vezes acreditamos em dogmas religiosos que para nós são sempre certos, após algum tempo mudamos, pois não era o que realmente acreditávamos. Por isso ao meu ver deveríamos acreditar no ceticismo, onde tudo gera uma dúvida, nunca vamos ter certeza de nada.

    Jamile Berger

    ResponderExcluir
  3. Seguindo o pensamento dos colegas podemos entender a corrente filosófica ceticista, que é o estado de quem duvida de tudo e querendo ou não, no quesito religião uma sempre duvidará da outra, pois não aceitam que a sua possa estar errada.
    JÉSSICA SILVA ROCHA

    ResponderExcluir
  4. Na verdade responder se há conhecimento falso ou não é algo relativo e dependente do meio de convivência, pois não existe verdade absoluta, e sim opiniões que são formadas em nossos meios em qual acreditaremos ou não, mas todas essas opiniões formadas são questões de próprias escolhas.
    Portanto conhecimento falso é apenas uma expressão que usamos para tudo que não é voltado ás nossas crenças e opiniões,e no caso de outra pessoa seguir outra crença/opinião seria "conhecimento falso", mas sempre lembrando que não deve-se julgar nenhuma pessoa por suas escolhas e quanto a religião, não se discute, nessa questão é ainda mais difícil chegar a verdade absoluta, seguindo assim a corrente filosófica ceticista em que deve sempre duvidar de tudo e nunca haverá essa verdade absoluta.
    Melissa Fiorotti Daleprane

    ResponderExcluir