sexta-feira, 12 de maio de 2017

                                   Há conhecimento falso?

O que seria o conhecimento? Seriam conhecimentos gerais ou específicos? Conhecimento vem do latim cognoscere e significa saber, e esse saber pode ser classificado em teorias, hipóteses, conceitos, entre outros. Você já teria algum conhecimento sobre educação física para instruir alguém?  Qual conhecimento seria falso, o que não sabemos ou o que não é comprovado? Teorias e hipóteses também fazem a construção do saber?!
Observamos que as teorias da educação são bastantes contraditórias, onde não podemos afirmar qual delas está certa ou errada, qual delas possui um conhecimento falso ou verdadeiro, levando em conta que cada época possui suas particularidades na história da construção da educação através do acúmulo dos conhecimentos.  Como vimos a teoria crítica social dos conteúdos trabalha uma linha de pensamento onde a educação transforma a relação da sociedade sem perder sua essência do processo de construção do conhecimento que foi obtido com o tempo. Já o modelo não crítico possui uma visão fabril, tecnicista, onde a educação é objetiva e operacional, pois foca-se no trabalho pedagógico sem interferências de subjetividades. A teoria da educação física critico-superadora refere-se ao chão da escola, estreitando as relações aluno e professor, conhecimento da realidade focado nas possibilidades pedagógicas, baseada no materialismo histórico, onde a cultura corporal produzida e acumulada historicamente é absorvida de maneira crítica. No pensamento da educação física cultural, o corpo é sua perspectiva principal, ele é o foco, onde atividades podem ser aplicadas a todos da mesma forma. Nos jogos cooperativos a cooperação é o tema central dessa teoria, (mas a competição não é totalmente “excluída”) e, o jogo é sinalizado como um forte instrumento pedagógico para o enriquecimento da construção do conhecimento.
Pelo pressuposto que todas essas teorias construídas sejam verdadeiras, qual o conhecimento fornecido por elas seria falso? Ou se fossem falsas, então não teríamos conhecimentos construídos historicamente?

Karina Tófano e Marjory Povegliano

Um comentário:

  1. (RODOLFO DE SOUZA NOSSA)

    Posso então pensar que, pro conhecimento ser tido como verdadeiro ou falso, vai depender da interpretação desta e a forma de como será aplicado o meu conhecimento à terceiros? E se as vezes o conhecimento é falso, talvez ele sirva de base quando se é incapaz de entender o conhecimento verdadeiro, ou seja, esperar a criança amadurecer seu ponto de vista pra depois aplicar o real conhecimento.

    ResponderExcluir